45 anos sem as loucas notas de Jimi Hendrix

JIMI 3

É quase, ou completamente impossível, falar de guitarra sem mencionar Jimi Hendrix. Invariavelmente, ele vai estar no topo como o melhor. Não foi o mais rápido (e velocidade não significa muita coisa), mas o legado de Hendrix para a guitarra e para o rock vai muito além do que ele fez nos discos e nos palcos.

JIMI

Neste 18 de setembro, o mundo da música vai lembrar que já se vão 45 anos sem a lenda. Quem o viu nos palcos ainda tem dificuldade em definir o impacto de solos absurdamente inovadores, sons que até então, naqueles finais de anos 60, ainda não tinham sido tirados do instrumento. Com seu 1,80 de altura, Jimi Hendrix se agigantava ainda mais nos palcos e fez história com o memorável show final de Woodstock, com público reduzido perto dos quase 600 mil que estiveram no evento que redefiniu a gênese do rock. Já tinha posto fogo na guitarra em Monterrey e, dizem, arrancado alguns grunhidos de mau humor de Pete Towshend do The Who, que tinha tocado antes.

Hendrix foi breve em vida, e é eterno em música.

Quase 50 anos depois de tudo isso, todo grande guitarrista que se preze deve, em muito, ao que James Marshall Hendrix fez. Dois deles, de pertinho, estão juntos para um tributo. Fredi Endres e Erick P. Endres, pai e filho e, quis o destino, ainda ter um sobrenome quase foneticamente parecido com o de Jimi, estão no projeto Endres Experience. Com o baixista Nando Endres (irmão de Fredi) e o baterista Gabriel Azambuja (da Cachorro Grande), a banda vem tocando fogo com o repertório do nego Jimi. Prova de que o que Jimi fez, ninguém mais desfaz. Dá um confere no naipe do projeto que será apresentado no sábado (26), na Grovaholic (Rua Miguel Tostes, 263),  às 21h. Antes, já a partir das 14h, rola muitas atrações no Hendrix Day, com exposições e discotecagens.

Anúncios

Sobre Daniel Soares

Jornalista e músico diletante. Fã de motocicletas e guitarras
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s