Leandro Maia na Inglaterra até 2018

Lançamento do CD de Leandro Maia “Suíte Maria Bonita e outras veredas”

Leandro Maia embarca dia 27 para a Inglaterra     Foto: Kiran Federico Leon

No próximo dia 27, o cantor, compositor e violonista Leandro Maia estará embarcando para a Inglaterra onde fará seu Doutorado Pleno  com o projeto Poetics of Song: Creative Processes of Brazilian Songwriting (Poética da Canção: processos criativos da canção popular brasileira). O gaúcho realizará o PhD na School of Music and Performing Arts da Bath Spa University e tem o retorno para o Brasil marcado somente para outubro de 2018.

Antes da despedida, Leandro esteve envolvido com a finalização do Prêmio Ibermúsicas, no qual foi contemplado em 2014. Ele recebeu US$ 6 mil para compor seis canções de gêneros populares. Foi escolhido um compositor de cada país ibero-americano. Uma das inspirações foi o seu casamento “oficial”, em maio último, com a artista Maria Falkembach, com quem tem o pequeno Gonçalo, de 6 anos – o mote do disco anterior, Mandinho.   A música “Aboio” será incluída em uma coletânea do concurso, a ser lançada na Argentina, com produção de Fer Isella – que já produziu Mercedes Sosa e outros. “É uma das minhas preferidas. Um blues, milonga, com impostação de voz mais gaúcha, mas muito misteriosa. O violão é afinado em “afinações preparadas”, como diria o Vitor Ramil, e realmente me inspirei nas suas afinações para fazer este tema. Gosto muito”, conta Leandro.

Lançamento do CD de Leandro Maia “Suíte Maria Bonita e outras veredas”

Músico fará doutorado em Poética da Canção  Foto: Kiran Federico Leon

Seu último trabalho de estúdio distribuído pela Tratore, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, teve o projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira em 2013. Ficou entre os 10 melhores discos lançados em 2014, segundo os críticos consultados por Zero Hora (RS) e na posição 42ª na coletânea dos “Melhores da Música Brasileira 2014”, levantamento feito pelo Embrulhador. Teve, também, a faixa Luzidia considerada uma das 10 canções para serem ouvidas antes de 2015 começar, pelo blog Pampurbana. Já a parceria entre Leandro Maia e Vitor Ramil Eu-nuvem, presente no mais recente CD, integra a coletânea “MPB Brazil: Samba, Bossa Nova and Beyond”, lançada neste ano e que ainda conta com trabalhos de nomes como a banda gaúcha Apanhador Só e os cantores Zezé Motta, Julia Bosco, Gilberto Gil e Marjorie Estiano.

Como projeto futuro, o compositor gaúcho Leandro Maia – que assinou recentemente a trilha do espetáculo de dança-teatro “Destecendo Penélope Bloom” – afirma estar trabalhando em um espetáculo cênico-musical sobre Barão de Itararé, uma homenagem: “É um projeto para os próximos anos”.

Quem é Leandro Maia

Natural de Caxias do Sul, o artista criou-se e formou-se em Porto Alegre e estava residindo no Laranjal, em Pelotas, onde é educador. Cantor, violonista e compositor, teve seu CD de estreia, Palavreio, lançado em 2008, premiado com o Açorianos de Música de Revelação. Também educador musical, lançou em 2013 seu segundo disco, intitulado Mandinho – Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano. Em 2013, na Feira do Livro de Porto Alegre, lançou Palavreio em formato de obra de poesias, um livro-CD, pela editora Mediação. Em 2014, apresentou seu terceiro trabalho de estúdio, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari. Professor de Música na Universidade Federal de Pelotas, também é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Mais sobre o autor em www.leandromaia.com.br.

Anúncios

Sobre Daniel Soares

Jornalista e músico diletante. Fã de motocicletas e guitarras
Esse post foi publicado em Música e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s